quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Irresponsabilidade, poeira e silêncio

Mais uma vez o povo carioca assiste atônito, a mais um capítulo da incompetência e irresponsabilidade dos poderes públicos. A omissão continua sendo uma forte arma, a serviço dos poderosos políticos que estão no poder. Nunca se fez tanto uso dessa arma como nos governos de Sergio Cabral e Eduardo Paes.

Quem sofre? É claro que o povo, as pessoas que perdem seus entes queridos, sobrinhos (as), filhos (as), esposos (as), amigos (as), e o ilustríssimo governador e o prefeito ficam na deles, assistem a tudo e não assumem nada e tão pouco se responsabilizam por alguma coisa.

Muitas obras são realizadas sem auxilio de profissionais credenciados, por empresas irregulares e sem escritórios fixos. A omissão nesse e em muitos casos é, um jogo de cartas marcadas. A prefeitura vai culpar o dono do prédio e o CREA, o CREA vai culpar a prefeitura, o governo estadual é claro vai tirar o corpo da reta. E as famílias atingidas ficaram sem auxílio e sem respostas.

Vocês ainda se lembram do caso Palace 1 e 2? Sérgio Naia já morreu, e as famílias atingidas por aquela tragédia continuam sem suas indenizações e morando na casa de parentes, ou em hotéis. E claro ninguém foi punido, ou seja, ninguém foi preso e, todos os envolvidos curtem suas vidas livremente enquanto muitos sofrem e ainda choram.

No caso de ontem não tenha esperanças, os corpos serão resgatados, sepultados, missas e homenagens serão feitas, mas os verdadeiros culpados não serão punidos. Não são os pedreiros, ou tão pouco os empreiteiros, os verdadeiros culpados, mas sim o Governo Estadual e Governo Municipal. Como pode uma reforma ou obra ser feita no centro da cidade, ao lado do Teatro Municipal e nenhum desses tomar ciência de tamanha bravata?

Omissão, desrespeito, desleixo, incompetência, não importa o nome que dermos para isso, para os familiares das vítimas dessa tragédia, simples palavras não os fará sentir-se melhores ou mais protegidos. A preocupação dos governos estadual e municipal está voltada para copa 2014 e olimpíadas 2016, por isso eles não estão focados no que tange as suas atribuições, exceto as eleições de 2012 que será em outubro, isso sim para eles é de suma importância.

O Rio de Janeiro está de luto, e o mundo acompanha atônito toda a movimentação e desfecho de toda essa tragédia. Anos atrás fachadas de prédios no centro do Rio perderam parte de seus tetos e rebocos, e a prefeitura encarregou à defesa civil de fazer vistorias em prédios antigos. Será que esse prédio passou por uma dessas vistorias? Ninguém percebeu que ali estavam sendo feitas reformas? Ou percebeu-se e mais uma vez taparam o sol com a peneira?

De concreto sabemos que há: corpos soterrados (Irresponsabilidade), prédios desmoronados (poeira), pessoas chorando, e mais uma vez a cara de pau de Eduardo Paes e Sérgio Cabral (Silêncio).

Boa noite para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário