sábado, 28 de janeiro de 2012

A verdade nua e crua


A Verdade é algo que deveria ser dita todos os dias, independente da ocasião. Mas isso não é praticado por muitos de nossos políticos, ou pelos “simples” homens que estão agarrados no poder.

No Jornal Nacional de hoje, vi mais um escândalo em Brasília, a capital dos escândalos. E mais uma vez, um escândalo envolvendo o cargo de governador de Brasília, que hoje é ocupado pelo PT, mas que antes era ocupado pelo DEM. Trocam-se as siglas, mas os costumes são os mesmos.

A metralhadora giratória sempre funciona, quando algo parece dar errado. Entregam-se os malfeitores nus, diante das câmeras e da sociedade. Foi assim no caso mensalão, Roberto Jefferson levou a fama, sofreu todo tipo de repudio, perdeu eleições e ficou esquecido, quem se lembra dele? Teve o que merecia, poderia ter aberto o bico logo no começo, antes de por as mãos naquilo que é do povo. Outros envolvidos nesse escândalo continuam soltos e nem foram aos tribunais responder por seus atos. A verdade é que sempre haverá o boi de piranha.

Quando pensávamos estar-nos “libertando” desse mal chamado corrupção, eis que surgem outras novidades no governo de Brasília. Mais escândalos, mais denúncias e agora a briga é entre DEM e PT. (Nestes casos, a verdade pode até ser esquecida, o importante é mostrar a frágil nudez de seu oponente.) E fico a me perguntar, será que é dor na consciência? Será o bom senso falando mais alto? Ou será que os acordos, mais conhecidos como a “taxa do eu sei”, não foram acertados?

O que temos de certeza dessa história toda, é que vai ano e vem ano, as coisas no circulo político continuam as mesmas. Corrupção, roubos, furtos, desvios e quando não se cumpre o trato, denuncias e mais denuncias. Por que será que os denunciantes, não procuram a imprensa, e a polícia assim que são “aliciados” procurados por seus corruptores? Talvez seja a “inocência” que ainda lhes resta, mesmo estando diante de malotes e muitos malotes de dinheiro sem procedência.

O código penal brasileiro deveria prever penas altas para os corruptores, mas as penas deveriam ser mais severas para os corrompidos. A corrupção só irá existir, até o dia em que houver pessoas nuas hábeis a serem corrompidas a trocar verdades por mentiras. É a tal lei da oferta e da procura. Infelizmente aqui no Brasil, o que ainda prevalece é a vontade do querer dar-se bem à custa do dinheiro do povo, afinal de contas dá menos trabalho, não é preciso acordar cedo e nem fazer horas extras.

A denuncia sempre é válida, mas ela deveria surgir antes mesmo das mãos denunciantes ficarem vazias. Vazias da tal quantia, à fora  antes combinada no gabinete executivo e exclusivo.

Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário