sábado, 29 de outubro de 2011

PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Aceleração do Crescimento de quem?

Após dias com esse assunto na cabeça, resolvi fazer uma pesquisa sobre o quanto em dinheiro o munícipio de Nova Iguaçu recebeu em investimentos do PAC. Tinha infelizmente apenas uma ideia superficial de valores, de frentes de obras e de projetos de obras. Precisava ler com meus próprios olhos, pois o que tenho visto são obras inacabadas, ruas esburacadas e com a chegada breve do verão, as chuvas trazem a tona as preocupações de todos os anos, as enchentes.

O Programa de Aceleração do Crescimento foi algo criando para o bem comum, porém o que se tem percebido é que muitos políticos, não vêm cumprindo com o estabelecido em regras e contratos inclusive públicos.

Escolhi falar de Nova Iguaçu, pelo fato de morar aqui e não perceber em nenhum momento no bairro em que moro obras de relevante significância.

Talvez ajam pessoas que assim como eu, não tenham a menor ideia do quanto foi destinado em verbas para esse munícipio. Como minha curiosidade foi muito aguçada, consegui encontrar na internet alguns valores.

Na primeira remessa de valores em 2007¹ o município de Nova Iguaçu recebeu nada mais, nada menos do que R$ 157 milhões para obras de infraestrutura, que já estavam em andamento no bairro de Cabuçu. Obras essas que moradores já fazem reclamações em um site que encontrei na net².

Obras como da continuação da Via Light (RJ-081) até o município de Queimados, estão paradas a mais de 2 anos. Esta importante via, liga atualmente a Baixada Fluminense à Cidade do Rio de Janeiro, iniciando em Nova Iguaçu, passando pelos municípios de Mesquita, Nilópolis, São de Meriti e chegando a Pavuna. Uma via extensa e cheia de complicações, constantes assaltos, acidentes e mal iluminada. A Via Light tinha seu término nas proximidades de um Hipermercado famoso, foi construído um Viaduto e as obras se estenderam do Motel Vênus até a Subestação da Light no bairro Marco 2. Como eu já disse, as obras deveriam se estender até a Estrada Mato Grosso, que liga o bairro Cabuçu ao município de Queimados, no entanto essas obras que iriam dar suporte no trafego de veículos está completamente parada.

Onde será que foram parar tantos milhões? Por que esse dinheiro não foi usado da forma que deveria?

No bairro Jardim Pernambuco há uma unidade de saúde abandonada, que na época em que o então Senador Lindberg Farias era prefeito deste município, fez promessas de que seriam concluídas as obras naquele local. À época as instalações estavam ocupadas por pessoas que não tinham moradia, as pessoas foram removidas, as obras se iniciaram mas não foram concluídas. Hoje outras pessoas voltaram a ocupar aquele espaço tão importante. As unidades de saúde próximas desta localidade estão a uns 10 ou 35 minutos de distância, são elas 1. Hospital Geral de Nova Iguaçu na Posse cujo o atendimento é precário, sem médicos, aparelhos e outras mazelas; 2. Unidade Mista de Saúde Guache em Austin também sem condições de fazer um atendimento de emergência, como por exemplo infarto; 3. Unidade de Pronto Atendimento em Cabuçu, a UPA essa vocês já conhecem em todo Rio de Janeiro como funcionam.

Ainda depois de tudo isso eu me pergunto, onde será que estão todos os milhões do PAC destinados as obras de infraestrutura e crescimento de Nova Iguaçu?

Neste site http://www.odebrechtonline.com.br/materias/01601-01700/1682/ a Odebrecht dá mais detalhes sobre os projetos, a quantidade em dinheiro destinado a Nova Iguaçu e a toda Baixada Fluminense.

Eu em particular não acredito que essas muitas obras e projetos, sairão do papel para realidade.

Boa vontade, boas ideias, tudo isso é o conjunto necessário para o progresso e o avanço não só de Nova Iguaçu, mas também para toda a Baixada Fluminense e todo o Brasil. Mas de nada valerá isso enquanto não houver caráter, dignidade, respeito, honestidade e temor. Enquanto houverem facilidades, haverão corruptos. Enquanto houver descaço haverá corruptores. Enquanto houver silêncio, seremos massacrados e enganados.

Bom sábado.

Abaixo os sites com as notícias que citei nesta postagem:

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/09/26/297892501.asp (1)

http://www.cabucu.com/2011/05/presidente-luis-inacio-lula-da-silva-inaugura-obras-do-pac-em-nova-iguacu-e-marca-a-historia-dos-bairros-cabucu-e-laranjeiras/ (2)

2 comentários:

  1. Thiago, o seu texto é muito interessante. De fato, as verbas existem. Mas, onde elas vão parar é um mistério. Até temos uma noção de onde, já que corrupção no Brasil é prática comum (infelizmente).

    A população vive em situação precária, enquanto rios e mais rios de dinheiro rolam por aí..., dinheiro que deveria ser utilizado para o bem comum..., o nosso dinheiro!

    Parabéns pela iniciativa do seu blog, de denunciar práticas que vão contra o bem do povo. Continue firme na luta e conte comigo.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, Migo Migo! Vc tá escrevendo muuuito bem! Parabéns!...e mete o pau neles!! hahaha Beijo

    ResponderExcluir